Energia Solar FOTOVOLTAICA em CASA e COMÉRCIO
A energia elétrica é gerada a partir de placa Solar Fotovoltaica - Os painéis solares Fotovoltaicos são instalados no telhado da residência ou edifício, onde expostos captam a maior quantidade possível de radiação solar.
A energia solar é convertida em energia elétrica, através das células fotovoltaicas de silício gerando corrente contínua, passando pelo inversor ou microinversor, ele é responsável pela transformação da energia dos painéis em corrente elétrica alternada de nossa residência, 110 ou 220V.
A energia convertida pelo inversor ou microinversor é levada até a rede elétrica da casa ou do prédio, antes mesmo do quadro de distribuição principal. Dessa forma, a energia dos painéis solares se mistura com a energia da rede e segue através do quadro de distribuição para todos equipamentos da casa. A energia solar não é dedicada a uma carga ou equipamento específico, mas abastece toda a casa em conjunto.
O tamanho e quantidade de placas
Para uma casa ou comercio que consome:
- Até 160 kWh/mês precisa de 4 placas de 300Wp e área de no mínimo 8 m² - Gerador de 1.200 W;
- Até 320 kWh/mês precisa de 8 placas de 300Wp e área de no mínimo 18 m² - Gerador de 2.400 W;
- Até 480 kWh/mês precisa de 12 placas de 300Wp e área de no mínimo 26 m² - Gerador de 3.600 W;
- Até 960 kWh/mês precisa de 24 placas de 300Wp e área de no mínimo 52 m² - Gerador de 7.200 W;
Como funcionam os controladores de carga:
O controlador de carga é mais específico para rede isolada, chacaras, fazendas e lugares não assistidos pela rede elétrica pública.
O Controlador de Carga tem a função de "ler" a tensão das baterias e determinar o estado da carga. Seus circuitos internos variam, mas todos os controladores lêem a tensão para controlar a intensidade de corrente que irá para as baterias, controlando a carga máxima e mínima.
Suas características são:
Proteção contra corrente reversa: Desliga os painéis fotovoltaicos contra a perda de carga das baterias nos módulos durante a noite.
Controle de descarga: desliga a saída para evitar descarga das baterias abaixo dos valores seguros.
Monitora o Sistema: Mede digital ou analógicamente, indicadores de led's ou sonóros.
Proteção contra sobre corrente: Com fusíveis ou disjuntores.
Carga secundárias: Tem o controle automático de cargas secundárias, ou controle de lâmpada, bombas dágua ou outras cargas como temporizadores ou chaveamentos.
Compensação de temperatura: Necessários quando as baterias são instaladas em um área não climatizada. A tensão de carga é ajustada em função da temperatura ambiente.
PODEM TER MÉTODO OU ALGORITMO
PWM - Pulse With Modulation: Método de carga muito eficiente, que mantem uma bateria em sua carga máxima e minimiza a sulfatação da bateria, por meio de pulsos de tensão de alta freqüência.
MPPT - Maximun Power Point Tracker: Um moderno sistema de carga, projetado para extrair a máxima energia possível de um módulo solar, através da alteração de sua tensão de operação para maximizar a potencia de saída.
Como dimensionar um Controlador de Carga:
Os controladores são dimensionados em função da corrente dos módulos e da tensão de operação do sistema. As tensões de operação mais comuns são 12, 24 ou 48V, e a corrente de operação entre 1 e 60A.
Como exemplo, suponha um sistema com dois módulos fotovoltaicos que produzem cada um 7,45A. Os dois módulos produzirão juntos 14,9A. Em situações especiais de insolação poderá haver um aumento da corrente total produzida. Como prática devemos aumentar a capacidade de corrente em 25%, o que elevará para 18,6A. Devemos então utilizar um controlador de 20A neste caso, que é o valor mais próximo comercialmente disponível. No exemplo não há problema em se utilizar um controlador de 30A ou maior, a menos da questão custo. Caso você planeje aumentar a capacidade de seu sistema no futuro, sugerimos considerar um controlador com a capacidade de corrente sobredimensionada.
